28 outubro 2014

Ser moderado é diferente de ser morno

Um importante filósofo grego, Aristóteles, afirmou que a virtude está no meio, isto é, os comportamentos extremistas (sinalizados pelo excesso ou pela falta) nos distanciam da virtude e de seus frutos, assim, fugir dos extremos aumenta nossa chance de agirmos de modo virtuoso, ou seja, quanto mais equilibrados somos, maior nossa chance de sermos virtuosos e verdadeiramente felizes.
Para efeito de uma breve reflexão podemos entender que somos mais felizes quando conseguimos ser equilibrados, moderados. A vida é um imenso canteiro de escolhas e, por isso mesmo, a todo instante somos confrontados com reais possibilidades de agirmos de modo equilibrado.
Os extremos ou exageros, ao contrário, nos conduzem, quase inevitavelmente, a consequências danosas e indesejadas. Há inclusive um sábio ditado popular que diz: "tudo em exagero faz mal". Até coisas boas e necessárias como comer, beber, divertir; trabalhar, namorar, rezar, estudar... se forem vivenciadas de modo desequilibrado e em detrimento de outras atividades indispensáveis, acabam produzindo efeitos colaterais e algumas vezes sequelas terríveis.
Muitas vezes, para se esquivarem de enfrentamentos importantes da vida, algumas pessoas supervalorizam certa atividade e acabam não percebendo que fazer demais uma coisa para não se ocupar oportunamente de outra é criar mais problemas. Isso se comprova quando uma pessoa come demais para compensar uma saudade ou uma perda; quando uma pessoa trabalha demais para superar uma decepção familiar ou amorosa etc. Exceder numa coisa não resolve o problema.
Por outro lado, é fundamental que tomemos cuidado para não associarmos a noção de equilíbrio à neutralidade. Ficar em cima do muro não é ser equilibrado, mas inerte, apático.
A apatia e a inércia não são sinônimas de equilíbrio, ao contrário, podem significar até covardia. A vida é exigente e espera de nós posturas decisivas e claras. "Ficar em cima do muro" é escolher não viver; é declarar que aceitamos qualquer coisa que a vida nos dê; é abrir mão de ser sujeito da própria história. Isso nada tem a ver com viver virtuosamente e feliz.
Há pessoas que, por confundirem equilíbrio com falta de posicionamento, deixam a vida passar sem registrarem suas marcas. Há profissionais em todas as áreas que se pautam pela mediocridade sob a desculpa de serem equilibradas. Ficar na média ou se contentar com o mínimo é diferente de ser equilibrado, aliás, nesse sentido, muitas vezes, "média" é sinal de desequilíbrio.
Precisamos aceitar os desafios e nos posicionarmos diante deles; precisamos estabelecer metas e nos empenharmos para realizá-las; precisamos ir ao encontro de nossos ideais; não podemos ser mornos, passivos, sem opinião; não podemos ser conformados ou insensíveis diante dos estímulos que a vida nos oferece.
Olhar a vida de cabeça erguida: aguerrido, mas não agressivo; pacífico, mas não passivo; participativo sem ser invasivo; cuidador sem ser controlador... Ter consciência de que a vida já é o espetáculo e não o ensaio. De modo ponderado viver intensamente cada instante na certeza de que a vida nos cobra caro pelos excessos cometidos bem como pelas inércias.
Ser equilibrado sem ser mediano. Ser quente ou frio, jamais morno!

Nenhum comentário:

UM ESPAÇO A MAIS!!!

Blog dedicado à partilha de informações e materiais de apoio das disciplinas que leciono e à publicação dos artigos que escrevo. Espaço virtual de democratização da busca pelo saber. "Espaço" reservado à problematização e à provocação! Um potencializador das indagações nossas de cada dia. Um Serviço!

SEJA BEM VINDA (O)!
______________________________________________

CONTATO:

Você pode entrar em contato comigo através do e-mail, por favor, identifique-se no assunto do e-mail a fim de que eu possa atender você rapidamente.

E-MAIL:
lugafap@yahoo.com.br

_________________________

CAROS AMIGAS E AMIGOS!

ESPERO E DESEJO:

QUE A ESPERANÇA SEJA NOSSA GUIA;

QUE A PERSEVERANÇA SEJA NOSSA COMPANHEIRA DE ESTRADA;

QUE O AMOR SEJA NOSSO ALIMENTO COTIDIANO;

QUE O BOM HUMOR SEJA NOSSO PAR INSEPARÁVEL NO BAILE GOSTOSO DA VIDA;

QUE OS RECOMEÇOS SEJAM SINAIS DE NOSSAS TENTATIVAS.

ARQUIVO DE ARTIGOS / POSTAGENS ANTERIORES

________________________________


PENSE, AVALIE-SE, PLANEJE...

VAMOS CONSTRUIR UM ANO CHEIO DE CONQUISTAS:

"Quem não tem jardins por dentro não planta jardins por fora e não passeia por eles" (Rubem Alves).

Invista, antes de tudo, em seus jardins interiores, para ser capaz de ver a beleza dos jardins de fora.

ESCOLHA COMO VOCÊ QUER SER:

"Existem pessoas que choram porque as rosas têm espinhos...

existem outras que dão gargalhadas porque os espinhos têm rosas" (Confúcio).

Seguidores