20 maio 2019

Ser o melhor que puder


Será que vale a pena ser bom para pessoas erradas? Há sentido em ser educado, compreensivo, leal e prestativo com pessoas que não nos darão em troca o que recebem de nós? Vamos refletir um pouco!
A resposta às perguntas pode ser positiva ou negativa, dependendo daquilo que consideramos sobre nós mesmos e não sobre os outros, ou seja, a referência para a resposta que daremos, no cotidiano, às perguntas apresentadas tem a ver com quem somos e não com o que os outros são.
Se quisermos levar uma vida marcada pela lei de talião – olho por olho, dente por dente – a resposta será negativa. Neste caso identificaremos a forma como as pessoas são e daremos a elas aquilo que tem a ver com elas. Se uma pessoa é deselegante conosco será justo sermos deselegantes com ela; se alguém nos é desleal, responderemos com deslealdade e assim sucessivamente.
A opção por oferecermos o que as pessoas podem nos dar em troca está centrada na identidade, no caráter e nas características das pessoas e não em nós, logo, consciente ou inconscientemente estaremos dando mais valor aos outros que a nós mesmos, além de permitirmos que os outros definam a forma como iremos nos comportar.
Por outro lado, se respondermos às perguntas iniciais deste texto de forma afirmativa, estaremos tomando a direção de nossa vida nas mãos, pois nossa forma de agir, sentir e crer serão definidas por nós mesmos e não pelas pessoas com as quais convivemos. Nesta opção, a base e o centro de definição de nosso modo de agir com as outras pessoas, estão em nós e revela nossa identidade, caráter e características.
Se sou uma pessoa educada e entendo que agir educadamente é um valor importante, agirei assim independentemente da pessoa com a qual estou me relacionando; serei leal e verdadeiro, ainda que receba deslealdade e mentira; optarei pela elegância e cortesia no trato com as pessoas que, por quaisquer razões, tenham escolhido ser grosseiras; agirei com compaixão, compreensão, paciência e respeito porque tais virtudes emanam de meu ser, mesmo que encontrem o contrário delas em algumas pessoas.
As ações manifestam aquilo que está dentro do ser cada pessoa. Nosso jeito de viver diz sobre quem somos ao passo que o jeito de viver dos outros diz quem eles são. Não é inteligente agir em desconformidade com a própria essência com a desculpa de que o faz por causa dos outros, alias isso seria contraditório, pois, como dissemos o jeito de ser dos outros falam deles e não de nós.
Como é seu jeito de ser? Em que você acredita? Que ações e gestos são capazes de manifestar quem você realmente é? Escolha ser o melhor que puder! O outro é o outro.

Um comentário:

Ed Carlos disse...

Belo texto meu amigo...sábias palavras...feliz por ter convevido com vc no Seminário Nossa Senhora do Rosário...bons tempos aqueles que vivemos na era da filosofia...me orgulho disso...ficará sempre em minhas lembranças...sucesso sempre pra vc.

UM ESPAÇO A MAIS!!!

Blog dedicado à partilha de informações e materiais de apoio das disciplinas que leciono e à publicação dos artigos que escrevo. Espaço virtual de democratização da busca pelo saber. "Espaço" reservado à problematização e à provocação! Um potencializador das indagações nossas de cada dia. Um Serviço!

SEJA BEM VINDA (O)!
______________________________________________

CONTATO:

Você pode entrar em contato comigo através do e-mail, por favor, identifique-se no assunto do e-mail a fim de que eu possa atender você rapidamente.

E-MAIL:
lugafap@yahoo.com.br

_________________________

CAROS AMIGAS E AMIGOS!

ESPERO E DESEJO:

QUE A ESPERANÇA SEJA NOSSA GUIA;

QUE A PERSEVERANÇA SEJA NOSSA COMPANHEIRA DE ESTRADA;

QUE O AMOR SEJA NOSSO ALIMENTO COTIDIANO;

QUE O BOM HUMOR SEJA NOSSO PAR INSEPARÁVEL NO BAILE GOSTOSO DA VIDA;

QUE OS RECOMEÇOS SEJAM SINAIS DE NOSSAS TENTATIVAS.

ARQUIVO DE ARTIGOS / POSTAGENS ANTERIORES

________________________________


PENSE, AVALIE-SE, PLANEJE...

VAMOS CONSTRUIR UM ANO CHEIO DE CONQUISTAS:

"Quem não tem jardins por dentro não planta jardins por fora e não passeia por eles" (Rubem Alves).

Invista, antes de tudo, em seus jardins interiores, para ser capaz de ver a beleza dos jardins de fora.

ESCOLHA COMO VOCÊ QUER SER:

"Existem pessoas que choram porque as rosas têm espinhos...

existem outras que dão gargalhadas porque os espinhos têm rosas" (Confúcio).

Seguidores