24 julho 2012

A importância das ações humanas para a salvação


Voluntariado, solidariedade, boas ações... Cada vez mais, estas práticas são trazidas à tona em nossos dias. Alguns dizem que tais experiências servem para agradar a Deus e levar à salvação. Outros afirmam que elas têm a função de purificar a pessoa tornando-a melhor.

Afinal, qual a importância das boas obras para a vida humana?

Não há dúvida de que praticar boas ações seja uma excelente opção para qualquer pessoa. De qualquer modo que se raciocine, fazer o bem é um caminho recomendado pela maior parte das filosofias e religiões.
Diversas são as justificativas ou motivações que sustentam o incentivo das boas práticas em prol dos semelhantes, todavia, quando essa temática é enfrentada pelas teologias, pode haver divergências significativas.
            Na tradição cristã, por exemplo, a importância das obras para a salvação do homem já rendeu diversos debates e até mesmo divisões.
De um lado há, em vários ensinamentos do Segundo Testamento (para não dizer que isso constitui elemento central do mistério salvífico de Cristo), a indicação de que a Salvação do homem vem pela Fé em Jesus Cristo (Romanos 3, 28; 5,1; 10,4. Gálatas 2, 16; 2,21 etc);
Por outro lado, desde o inicio das comunidades cristãs já existia, provavelmente por herança judaica, a tese de que a salvação do homem vem pelas obras que realiza. Muito se usou a fundamentação bíblica de Tiago para demonstrar isso, já que este autor fala da impossibilidade de demonstrar a fé sem a prática de obras.
O conflito se torna insuperável toda vez que essas teses são confrontadas com o objetivo de que uma substitua a outra.
Dizer que o homem chega à Plenitude da Presença do Criador somente por suas obras é desmerecer o Sacrifício perfeito celebrado por Deus na paixão, morte e ressurreição de Jesus.
Dizer que a fé não tenha que produzir frutos, podendo ou devendo o cristão ficar inerte diante das diversas demandas que a vida e o mundo lhe colocam, é desmerecer o desejo de Deus de que seus filhos colaborem com a construção de um mundo melhor.
As boas obras não são responsáveis pela salvação do homem. A salvação é garantida pelo sacrifício perfeito realizado na cruz e o ser humano toma parte dessa garantia através da fé. Mas a fé cristã é operante. É uma fé que impulsiona e responsabiliza o cristão a assumir os compromissos sociais, de modo que o cristão que tem fé dispõe-se à prática de boas obras.

Um comentário:

Geraldo Armondes disse...

Luciano, ficou perfeito sua exposição, a fé sem a obra é morta assim como a obra sem fé. Parabéns pelo artigo.

UM ESPAÇO A MAIS!!!

Blog dedicado à partilha de informações e materiais de apoio das disciplinas que leciono e à publicação dos artigos que escrevo. Espaço virtual de democratização da busca pelo saber. "Espaço" reservado à problematização e à provocação! Um potencializador das indagações nossas de cada dia. Um Serviço!

SEJA BEM VINDA (O)!
______________________________________________

CONTATO:

Você pode entrar em contato comigo através do e-mail, por favor, identifique-se no assunto do e-mail a fim de que eu possa atender você rapidamente.

E-MAIL:
lugafap@yahoo.com.br

_________________________

CAROS AMIGAS E AMIGOS!

ESPERO E DESEJO:

QUE A ESPERANÇA SEJA NOSSA GUIA;

QUE A PERSEVERANÇA SEJA NOSSA COMPANHEIRA DE ESTRADA;

QUE O AMOR SEJA NOSSO ALIMENTO COTIDIANO;

QUE O BOM HUMOR SEJA NOSSO PAR INSEPARÁVEL NO BAILE GOSTOSO DA VIDA;

QUE OS RECOMEÇOS SEJAM SINAIS DE NOSSAS TENTATIVAS.

ARQUIVO DE ARTIGOS / POSTAGENS ANTERIORES

________________________________


PENSE, AVALIE-SE, PLANEJE...

VAMOS CONSTRUIR UM ANO CHEIO DE CONQUISTAS:

"Quem não tem jardins por dentro não planta jardins por fora e não passeia por eles" (Rubem Alves).

Invista, antes de tudo, em seus jardins interiores, para ser capaz de ver a beleza dos jardins de fora.

ESCOLHA COMO VOCÊ QUER SER:

"Existem pessoas que choram porque as rosas têm espinhos...

existem outras que dão gargalhadas porque os espinhos têm rosas" (Confúcio).

Seguidores