13 março 2014

É para liberdade que Cristo nos libertou


                              A Campanha da Fraternidade é promovida pela CNBB – Conferência Nacional dos Bispos do Brasil – e no ano de 2014 a CF se propõe a enfrentar um grande desafio: "identificar as práticas de tráfico humano em suas várias formas e denunciá-lo como violação da dignidade e da liberdade humana, mobilizando cristãos e a sociedade brasileira para erradicar esse mal, com vista ao resgate da vida dos filhos e filhas de Deus" (objetivo geral).
                              O tráfico de pessoas é um crime que aniquila a liberdade, fere e mata a dignidade da pessoa humana. Não é possível exercer a dignidade humana na condição de traficado, pois a pessoa que se encontra nessa situação perde a identidade humana por ser tratado como coisa ou animal.
                              O Texto-base da CF-14 chama a atenção para a existência de quatro modalidades de tráfico: 1) tráfico para exploração no trabalho; 2) tráfico para exploração sexual; 3) Tráfico para extração de órgãos; 4) tráfico de crianças e adolescentes. Em todas elas o ser humano é instrumentalizado para atender ao interesse de outras pessoas e isso é escandaloso, pois a pessoa humana jamais pode ser transformada em coisa usada para satisfazer o interesse dos outros.
                              crime organizado – há uma rede complexa que oferece suporte para a operacionalização do crime; usa rotas previamente planejadas e muito estratégicas; é um crime invisível e silencioso – as vítimas não denunciam e muitas vezes sequer têm consciência do que lhes ocorre; as vítimas são seduzidas por meio de aliciamento e, posteriormente são coagidas; os aliciadores, de modo geral, não levantam suspeitas por serem do rol de amizades das vítimas ou por representarem boas propostas de emprego.
O crime de tráfico de seres humanos tem algumas características que precisam ser conhecidas e combatidas pelo Estado e pela Sociedade: é praticado pelo
                              O tráfico humano não pode ser confundido com o livre direito de migração. O foco da análise do tráfico é a exploração e a instrumentalização do ser humano para o atendimento do interesse de outras pessoas: a migração é um direito, o tráfico é um crime.
                           Uma das grandes dificuldades no combate ao crime é que "o tráfico conta com a conivência de pessoas influentes em importantes postos privados e públicos atrelados a outros tráficos (narcotráfico, tráfico de armas)", o que faz da proposta da Igreja uma profecia para os tempos atuais.
                              Faz parte de nossa Missão denunciar toda e qualquer forma de exploração do gênero humano. Onde houver um ser humano traficado, Jesus é crucificado nele. Cristo libertou o gênero humano de modo universal. Ninguém tem legitimidade para instrumentalizar qualquer ser humano, independente para que fim seja.
       

Nenhum comentário:

UM ESPAÇO A MAIS!!!

Blog dedicado à partilha de informações e materiais de apoio das disciplinas que leciono e à publicação dos artigos que escrevo. Espaço virtual de democratização da busca pelo saber. "Espaço" reservado à problematização e à provocação! Um potencializador das indagações nossas de cada dia. Um Serviço!

SEJA BEM VINDA (O)!
______________________________________________

CONTATO:

Você pode entrar em contato comigo através do e-mail, por favor, identifique-se no assunto do e-mail a fim de que eu possa atender você rapidamente.

E-MAIL:
lugafap@yahoo.com.br

_________________________

CAROS AMIGAS E AMIGOS!

ESPERO E DESEJO:

QUE A ESPERANÇA SEJA NOSSA GUIA;

QUE A PERSEVERANÇA SEJA NOSSA COMPANHEIRA DE ESTRADA;

QUE O AMOR SEJA NOSSO ALIMENTO COTIDIANO;

QUE O BOM HUMOR SEJA NOSSO PAR INSEPARÁVEL NO BAILE GOSTOSO DA VIDA;

QUE OS RECOMEÇOS SEJAM SINAIS DE NOSSAS TENTATIVAS.

ARQUIVO DE ARTIGOS / POSTAGENS ANTERIORES

________________________________


PENSE, AVALIE-SE, PLANEJE...

VAMOS CONSTRUIR UM ANO CHEIO DE CONQUISTAS:

"Quem não tem jardins por dentro não planta jardins por fora e não passeia por eles" (Rubem Alves).

Invista, antes de tudo, em seus jardins interiores, para ser capaz de ver a beleza dos jardins de fora.

ESCOLHA COMO VOCÊ QUER SER:

"Existem pessoas que choram porque as rosas têm espinhos...

existem outras que dão gargalhadas porque os espinhos têm rosas" (Confúcio).

Seguidores