17 fevereiro 2015

Campanha da Fraternidade 2015 - CF-2015: Eu vim para servir

A Igreja católica, por meio da CNBB – Conferência Nacional dos Bispos do Brasil, resolve lançar um desafio de renovação para os cristãos e católicos: recuperar a identidade de uma Igreja que se coloca a serviço.
            Ser serviçal não é uma característica adjetiva da Igreja de Jesus Cristo, diferentemente, servir é substancial. A Igreja é essencialmente serviço; é instrumento; é meio e não fim. Podemos afirmar que a Igreja encontra sua razão de ser e existir quando exercita a dimensão do serviço ao projeto de Jesus Cristo, especialmente no cuidado das questões humanas indispensáveis para a salvação integral (e não somente espiritual) da pessoa. O sentido de existência da Igreja é ser uma servidora sempre atenta e aberta aos desafios que cada momento da história apresenta a homens e mulheres.
            O mais eficiente modelo dessa dimensão servidora da Igreja é o próprio Jesus Cristo, que fez de sua experiência terrena uma permanente celebração de serviço, todavia, a lógica implementada pelo nazareno é bem específica: um serviço que prioriza os mais frágeis e humildes; que promove e inclui; que liberta para a autonomia. Essas devem ser, entre outras, as características da Comunidade-Igreja servidora. Não se trata de prestar serviços apenas, mas de ser serviço para quem precisa.
            Para cumprir sua vocação serviçal, a Igreja precisa fazer-se próxima. Não é possível servir de longe. Essa proximidade é uma forma de falar da necessidade da Igreja de quebrar as barreiras que a distanciam das pessoas para as quais foi instituída. As estruturas de poder, os interesses econômicos, os posicionamentos morais intransigentes, a ostentação, o diálogo pautado na representação institucional de papéis precisam ceder lugar ao contato próximo e direto com aqueles a quem a Igreja irá servir.
            Como modo de exercitar concretamente mais um serviço à sociedade brasileira, a Igreja propõe, entre outras, duas linhas de intervenção: estimular a sociedade a propor, por meio de iniciativa popular, projeto de lei que implemente a Reforma Política e estimular os católicos a valorizarem as Pastorais Sociais.
            O Projeto de Lei de Iniciativa Popular para reforma política vai permitir um melhor equilíbrio nas disputas eleitorais e uma menor influência do poder econômico na definição das eleições; uma maior participação nas Pastorais Sociais promoverá mais proximidade dos católicos com as pessoas que mais precisam de cuidado e serviço.
            A Igreja conclama os católicos e demais cristãos a se tornarem servidores especialmente da porta dos templos para fora; um serviço que testemunhe a força transformadora do Evangelho; que tenha efeitos práticos na vida das pessoas e da sociedade, demonstrando que ser cristão-católico é praticar uma fé operante, atual, viva e atenta às dificuldades reais que o povo vivencia.

            Participe. Informe-se sobre o Projeto de Lei de iniciativa popular que proporá a Reforma Política. Assine e convide outras pessoas para assinarem! Abra espaço em sua vida para alguma pastoral ou trabalho social. Aproxime-se dessas realidades, conheça mais de perto as condições de quem você poderá servir. Afinal, servir é a vocação fundamental do cristão e do ser humano de bem. 

Nenhum comentário:

UM ESPAÇO A MAIS!!!

Blog dedicado à partilha de informações e materiais de apoio das disciplinas que leciono e à publicação dos artigos que escrevo. Espaço virtual de democratização da busca pelo saber. "Espaço" reservado à problematização e à provocação! Um potencializador das indagações nossas de cada dia. Um Serviço!

SEJA BEM VINDA (O)!
______________________________________________

CONTATO:

Você pode entrar em contato comigo através do e-mail, por favor, identifique-se no assunto do e-mail a fim de que eu possa atender você rapidamente.

E-MAIL:
lugafap@yahoo.com.br

_________________________

CAROS AMIGAS E AMIGOS!

ESPERO E DESEJO:

QUE A ESPERANÇA SEJA NOSSA GUIA;

QUE A PERSEVERANÇA SEJA NOSSA COMPANHEIRA DE ESTRADA;

QUE O AMOR SEJA NOSSO ALIMENTO COTIDIANO;

QUE O BOM HUMOR SEJA NOSSO PAR INSEPARÁVEL NO BAILE GOSTOSO DA VIDA;

QUE OS RECOMEÇOS SEJAM SINAIS DE NOSSAS TENTATIVAS.

ARQUIVO DE ARTIGOS / POSTAGENS ANTERIORES

________________________________


PENSE, AVALIE-SE, PLANEJE...

VAMOS CONSTRUIR UM ANO CHEIO DE CONQUISTAS:

"Quem não tem jardins por dentro não planta jardins por fora e não passeia por eles" (Rubem Alves).

Invista, antes de tudo, em seus jardins interiores, para ser capaz de ver a beleza dos jardins de fora.

ESCOLHA COMO VOCÊ QUER SER:

"Existem pessoas que choram porque as rosas têm espinhos...

existem outras que dão gargalhadas porque os espinhos têm rosas" (Confúcio).

Seguidores