07 março 2019

Tudo passa! ...um eterno indo e vindo


Tudo flui! Assim expressava o filósofo antigo chamado Heráclito de Éfeso. O mundo natural está marcado pela implacável lei do movimento, segundo a qual todas as coisas estão em um eterno processo de mudança, de passagem de um estado a outro.
A semente está destinada, se jogada ao solo, a deixar de ser semente para transformar-se numa planta; o alimento que ingerimos está fadado a transformar-se na energia que nos sustenta na realização de nossas atividades; o dia caminha para a noite, enfim, todas as coisas estão sempre, segundo Heráclito, neste movimento cíclico.
Usando a teoria filosófica do grego Heráclito podemos fazer uma leitura bastante interessante das coisas que acontecem conosco e tirar de tal interpretação boas lições para nosso cotidiano, em outras palavras, a consciência de que as coisas estão em mudança pode ser produtiva contribuir muito eficazmente para nossa vida.
Entre outras lições, quero destacar duas nesta reflexão. A primeira voltada para situações negativas e a segunda ligada a momentos que julgamos positivos.
É claro que a vida é marcada por altos e baixos; há momentos (alguns mais duradouros e outros mais passageiros) que podemos enfrentar problemas que nos deixam fragilizados. Uma enfermidade grave, a perda de um ente querido de modo trágico, o desemprego, o desgoverno político do país, um problema de relacionamento familiar etc. são exemplos de situações concretas que podem nos atingir.
Muitas vezes não temos como evitar algumas das situações de dor que se aproximam de nós, pois fazem parte da ordem natural das coisas ou não dependeram de nossas escolhas, mas sempre podemos lembrar que as situações são passageiras, pois tudo faz parte de um grande fluxo, de uma eterna transformação.
A lição de Heráclito nos adverte que as situações de dor (física, moral, psicológica, social etc.) duram certo tempo e tendem a passar, por esta razão não podemos dar a elas valor absoluto nem trata-las como perenes, ao contrário, devemos buscar serenidade e prudência a fim de não tornar mais potentes as sensações de sofrimento, afinal, vai passar.
Quanto à análise das situações positivas o raciocínio é o mesmo. Não é prudente conviver com as vitórias e momentos de alegria, felicidade e êxtase como se fossem eternos, pois eles também passarão e serão sucedidos por momentos menos positivos ou até negativos.
A dica é esta: não devemos eternizar aquilo que é passageiro; não devemos esquecer que ação do tempo muda as condições da vida e faz com que as coisas positivas e negativas se aproximem e se distanciem de nós em um indo e vindo infinito.

Nenhum comentário:

UM ESPAÇO A MAIS!!!

Blog dedicado à partilha de informações e materiais de apoio das disciplinas que leciono e à publicação dos artigos que escrevo. Espaço virtual de democratização da busca pelo saber. "Espaço" reservado à problematização e à provocação! Um potencializador das indagações nossas de cada dia. Um Serviço!

SEJA BEM VINDA (O)!
______________________________________________

CONTATO:

Você pode entrar em contato comigo através do e-mail, por favor, identifique-se no assunto do e-mail a fim de que eu possa atender você rapidamente.

E-MAIL:
lugafap@yahoo.com.br

_________________________

CAROS AMIGAS E AMIGOS!

ESPERO E DESEJO:

QUE A ESPERANÇA SEJA NOSSA GUIA;

QUE A PERSEVERANÇA SEJA NOSSA COMPANHEIRA DE ESTRADA;

QUE O AMOR SEJA NOSSO ALIMENTO COTIDIANO;

QUE O BOM HUMOR SEJA NOSSO PAR INSEPARÁVEL NO BAILE GOSTOSO DA VIDA;

QUE OS RECOMEÇOS SEJAM SINAIS DE NOSSAS TENTATIVAS.

ARQUIVO DE ARTIGOS / POSTAGENS ANTERIORES

________________________________


PENSE, AVALIE-SE, PLANEJE...

VAMOS CONSTRUIR UM ANO CHEIO DE CONQUISTAS:

"Quem não tem jardins por dentro não planta jardins por fora e não passeia por eles" (Rubem Alves).

Invista, antes de tudo, em seus jardins interiores, para ser capaz de ver a beleza dos jardins de fora.

ESCOLHA COMO VOCÊ QUER SER:

"Existem pessoas que choram porque as rosas têm espinhos...

existem outras que dão gargalhadas porque os espinhos têm rosas" (Confúcio).

Seguidores