22 janeiro 2020

Mesmo que o dia tenha sido difícil, tente novamente amanhã!


Olá! Que a esperança esteja com você!
O alcance dos objetivos e a realização pessoal estão ligados à capacidade de se levantar após os tombos. A disponibilidade para tentar novamente funciona como combustível para a meta que parece distante ou impossível. A decisão de não se sucumbir ao resultado parcial de um dia ruim é parte da construção do edifício da vitória.
O convite deste artigo traduz-se numa reflexão em dois sentidos: questões externas e questões internas. Podemos ter motivações de desânimos originadas nestas duas dimensões.
Quanto às questões externas, podemos ter um dia ruim em função daquilo que veio de fora de nós: uma dificuldade econômica (falta de dinheiro, falta de emprego etc.); um desentendimento no ambiente de trabalho (talvez até mesmo uma situação que nos faça vítima de injustiça); um mal-estar ocasional, enfim, algo que não dependeu essencialmente de nós para acontecer, mas que gerou enorme desânimo.
Quanto às questões internas, é possível pensar naquelas vontades ou expectativas que temos grande dificuldade para sustentar: a superação ou controle de um vício (bebida, cigarro, jogos, vídeos, celular etc.); a manutenção de um humor equilibrado (a mudança de humor em função de coisas insignificantes é um drama para tanta gente); a dificuldade para manter o foco (quantas vezes perdemos tanto tempo com coisas irrelevantes). Estas coisas, entre outras, geram muita frustração e vontade desistir.
O que fazer quando nos sentimos derrubados? Que reação é recomendável? O que é capaz de nos tirar da condição de caídos?
Tentar novamente! Levantar no dia seguinte com o propósito firme, com os olhos fixos naquilo que desejamos alcançar. Erguer a cabeça e acreditar que é possível permanecer de pé por um tempo maior que o tempo do dia anterior. Lutar contra as evidências que insistem em deixar claro que não dará certo. Acreditar mais na força e menos na fraqueza.
Dois movimentos são necessários: primeiro uma atitude mental/emocional: cultivar o pensamento positivo e a confiança de que as coisas serão melhores; segundo uma atitude operacional: fazer o que precisa ser feito para que as coisas realmente sejam como você deseja. O pensamento sem ação não produz resultados; a ação sem o bom pensamento se esvazia rapidamente.
Mesmo que o dia tenha sido difícil, tente novamente. Fuja da conformidade. Recuse aceitar que ficar caído seja a solução acertada. As pessoas felizes e bem-sucedidas que estão à sua volta também tiveram (ou têm!) dias ruins, mas tentaram (ou tentem!) novamente a cada novo amanhecer!

Nenhum comentário:

UM ESPAÇO A MAIS!!!

Blog dedicado à partilha de informações e materiais de apoio das disciplinas que leciono e à publicação dos artigos que escrevo. Espaço virtual de democratização da busca pelo saber. "Espaço" reservado à problematização e à provocação! Um potencializador das indagações nossas de cada dia. Um Serviço!

SEJA BEM VINDA (O)!
______________________________________________

CONTATO:

Você pode entrar em contato comigo através do e-mail, por favor, identifique-se no assunto do e-mail a fim de que eu possa atender você rapidamente.

E-MAIL:
lugafap@yahoo.com.br

_________________________

CAROS AMIGAS E AMIGOS!

ESPERO E DESEJO:

QUE A ESPERANÇA SEJA NOSSA GUIA;

QUE A PERSEVERANÇA SEJA NOSSA COMPANHEIRA DE ESTRADA;

QUE O AMOR SEJA NOSSO ALIMENTO COTIDIANO;

QUE O BOM HUMOR SEJA NOSSO PAR INSEPARÁVEL NO BAILE GOSTOSO DA VIDA;

QUE OS RECOMEÇOS SEJAM SINAIS DE NOSSAS TENTATIVAS.

ARQUIVO DE ARTIGOS / POSTAGENS ANTERIORES

________________________________


PENSE, AVALIE-SE, PLANEJE...

VAMOS CONSTRUIR UM ANO CHEIO DE CONQUISTAS:

"Quem não tem jardins por dentro não planta jardins por fora e não passeia por eles" (Rubem Alves).

Invista, antes de tudo, em seus jardins interiores, para ser capaz de ver a beleza dos jardins de fora.

ESCOLHA COMO VOCÊ QUER SER:

"Existem pessoas que choram porque as rosas têm espinhos...

existem outras que dão gargalhadas porque os espinhos têm rosas" (Confúcio).

Seguidores