22 janeiro 2020

Quem não tem coragem de falar não, torna-se vítima dos ‘sins’ que não deveria ter falado!


Ei! Espero que esteja bem!
Dizer não é exigente! Muitas vezes o sim é mais fácil de ser dito; é menos polêmico; menos desconfortável; mais harmônico com o imediatismo ou com a opinião externa. O não, via de regra, frustra alguma expectativa imediata, interdita alguma vontade ou limita alguma ação desejável para o momento presente ou futuro. O sim embala o querer e cria a gostosa sensação de que a linha do limite está longe ou inexiste.
A vida pessoal, as relações familiares e sociais, a convivência na escola ou no trabalho precisam conviver com sins e nãos. O realismo com relação à existência desta dupla possibilidade é indispensável para geração de equilíbrio e saúde – pessoal e social -, pois as pessoas e os grupos adoecem quando não aplicam, de forma sincera e madura, o sim e o não de modo adequado.
Você deve conhecer pessoas que dizem sim para tudo e para todos! Pessoas que se esquecem de si mesmas para cuidarem dos outros! Que jamais são capazes de dizer não. Se de um lado isso parece virtude, por outro pode se tornar um enorme risco, afinal, o sim para o outro pode ser o não para si.
O altruísmo, a sensibilidade com relação à necessidade do outro, o desejo de servir são, sem dúvida, valores que devemos buscar com dedicação, mas isso não pode se transformar num conjunto de nãos para nós mesmos. Como dizia o filósofo Aristóteles, em matéria de comportamentos, a virtude está no meio-termo, no equilíbrio. Se há exageros, algo que poderia ser bom se torna ruim, mesmo que não percebamos de imediato.
A capacidade de dizer não é pessoal. Tem a ver com quem diz e não com quem escuta. O que a pessoa vai fazer com o não é outra coisa, porque o não é antes para quem fala e só depois para quem escuta. As pessoas e situações aprendem a ouvir o não quando alguém tem a coragem de falar o não.
A vida é feita de sins e de nãos. Negar isso é ser injusto consigo e com as pessoas com as quais se convive. Quando somos capazes de dizer não na hora certa geramos a garantia de multiplicação de vários sins para nós e para os outros. O não dito no momento certo e do jeito certo vira palavra bendita; o sim que deveria ser não é palavra maldita.
Faça sempre o melhor que você puder; seja proativo e resiliente; solidário e disponível para ajudar a quem precisa de você; seja amável, otimista e incentivador, mas quando o correto for dizer NÃO, faça-o com a mesma serenidade que apresentaria se dissesse SIM. Tenha no respeito por você o fundamento tanto de seu sim como de seu não. Que seu sim seja sim, que seu não seja não...

Nenhum comentário:

UM ESPAÇO A MAIS!!!

Blog dedicado à partilha de informações e materiais de apoio das disciplinas que leciono e à publicação dos artigos que escrevo. Espaço virtual de democratização da busca pelo saber. "Espaço" reservado à problematização e à provocação! Um potencializador das indagações nossas de cada dia. Um Serviço!

SEJA BEM VINDA (O)!
______________________________________________

CONTATO:

Você pode entrar em contato comigo através do e-mail, por favor, identifique-se no assunto do e-mail a fim de que eu possa atender você rapidamente.

E-MAIL:
lugafap@yahoo.com.br

_________________________

CAROS AMIGAS E AMIGOS!

ESPERO E DESEJO:

QUE A ESPERANÇA SEJA NOSSA GUIA;

QUE A PERSEVERANÇA SEJA NOSSA COMPANHEIRA DE ESTRADA;

QUE O AMOR SEJA NOSSO ALIMENTO COTIDIANO;

QUE O BOM HUMOR SEJA NOSSO PAR INSEPARÁVEL NO BAILE GOSTOSO DA VIDA;

QUE OS RECOMEÇOS SEJAM SINAIS DE NOSSAS TENTATIVAS.

ARQUIVO DE ARTIGOS / POSTAGENS ANTERIORES

________________________________


PENSE, AVALIE-SE, PLANEJE...

VAMOS CONSTRUIR UM ANO CHEIO DE CONQUISTAS:

"Quem não tem jardins por dentro não planta jardins por fora e não passeia por eles" (Rubem Alves).

Invista, antes de tudo, em seus jardins interiores, para ser capaz de ver a beleza dos jardins de fora.

ESCOLHA COMO VOCÊ QUER SER:

"Existem pessoas que choram porque as rosas têm espinhos...

existem outras que dão gargalhadas porque os espinhos têm rosas" (Confúcio).

Seguidores