19 novembro 2019

Autoconfiança, esforço e sorte


Olá!
Você conhece alguém que tem sorte na vida? Ou melhor: você se considera uma pessoa de sorte?
Muitas pessoas compreendem mal o conceito de sorte; muitos associam a sorte à ideia de resultados grandiosos alcançados independentemente do esforço. Mas é possível pensar diferente (e talvez melhor!) sobre este assunto.
Excepcionalmente é possível que alguém seja sortudo e não tenha que realizar o menor esforço para ter grandes resultados, mas a regra é bem outra: os bons resultados decorrem de uma sequencia de escolhas e passos, ou seja, o que para muitos é apenas sorte, no fundo, é reflexo de muito trabalho, dedicação e esforço.
A mudança de olhar a respeito do melhor significado da palavra sorte nos ajuda a avaliar nossas ações cotidianas a fim de tomarmos nas mãos a responsabilidade de nossa vida presente e futura. É importante fugir do risco de esperar que nossa sorte venha de algum lugar misterioso; é mais interessante sermos, enquanto podemos, artífices de nossa própria sorte.
Entre outras coisas, a sorte está muito ligada a duas coisas: autoconfiança e esforço. A autoconfiança é capacidade de manter fé em nós mesmos; de acreditar que damos conta de conquistar aquilo que planejamos ou almejamos; é a certeza operante (não certeza passiva!) de que somos capazes.
A autoconfiança nem sempre é gratuita e natural em nós, ao contrário, às vezes precisamos cultivá-la afastando de nós os fantasmas da baixa autoestima. A autoconfiança precisa ser alimentada com bons pensamentos e com olhares positivos sobre nós mesmos. Às vezes é necessário aprender a ver e destacar o que temos de pontos fortes em nós, afinal, é mais fácil confiar em alguém quando identificamos o potencial que este alguém possui.
O esforço é a energia que dedicamos aos objetivos que pretendemos alcançar; é parte prática da sorte! É o conjunto de ações que leva à realização do resultado.
Às vezes as pessoas olham o resultado e não percebem a história de esforços que antecederam ao resultado, logo atribuem à sorte aquilo que estão vendo! Sorte sem esforço? Engano, afinal, audaces fortuna juvat! (A sorte ajuda os audazes).
Uma advertência importante: o esforço não pode estar ligado apenas a um objetivo específico a ser alcançado. O esforço precisa ser geral. É interessante ser uma pessoa esforçada em tudo o que se faz e não apenas em alguma coisa. A sorte brilha antes para quem é inteira e intensamente esforçado.
Que tal ser (continuar sendo!) uma pessoa de sorte! Pratique autoconfiança e esforçe.

Nenhum comentário:

UM ESPAÇO A MAIS!!!

Blog dedicado à partilha de informações e materiais de apoio das disciplinas que leciono e à publicação dos artigos que escrevo. Espaço virtual de democratização da busca pelo saber. "Espaço" reservado à problematização e à provocação! Um potencializador das indagações nossas de cada dia. Um Serviço!

SEJA BEM VINDA (O)!
______________________________________________

CONTATO:

Você pode entrar em contato comigo através do e-mail, por favor, identifique-se no assunto do e-mail a fim de que eu possa atender você rapidamente.

E-MAIL:
lugafap@yahoo.com.br

_________________________

CAROS AMIGAS E AMIGOS!

ESPERO E DESEJO:

QUE A ESPERANÇA SEJA NOSSA GUIA;

QUE A PERSEVERANÇA SEJA NOSSA COMPANHEIRA DE ESTRADA;

QUE O AMOR SEJA NOSSO ALIMENTO COTIDIANO;

QUE O BOM HUMOR SEJA NOSSO PAR INSEPARÁVEL NO BAILE GOSTOSO DA VIDA;

QUE OS RECOMEÇOS SEJAM SINAIS DE NOSSAS TENTATIVAS.

ARQUIVO DE ARTIGOS / POSTAGENS ANTERIORES

________________________________


PENSE, AVALIE-SE, PLANEJE...

VAMOS CONSTRUIR UM ANO CHEIO DE CONQUISTAS:

"Quem não tem jardins por dentro não planta jardins por fora e não passeia por eles" (Rubem Alves).

Invista, antes de tudo, em seus jardins interiores, para ser capaz de ver a beleza dos jardins de fora.

ESCOLHA COMO VOCÊ QUER SER:

"Existem pessoas que choram porque as rosas têm espinhos...

existem outras que dão gargalhadas porque os espinhos têm rosas" (Confúcio).

Seguidores