22 julho 2018

O velho vestido de novo: oportunismo e manipulação na política


            No campo da política a novidade sempre atrai e seduz. A expectativa de que algo de melhor possa acontecer é sempre real e desejada. Alguns políticos se valem desse desejo e terminam por manipular as pessoas. É preciso ficar atento para não levar o velho transvestido de novo ou pior: o conservadorismo disfarçado de inovação; o repetitivo envolto em nova embalagem; a mesmice transmitida com palavras que fazem bem aos ouvidos e mal à vida.
            O mais comum é que os políticos que disputarão as eleições neste ano de 2018 tragam consigo propostas aparentemente inovadoras e discursos que traduzem uma aparente possibilidade de transformar a realidade; quase impossível imaginarmos um político dizendo que fará no próximo mandato as mesmas coisas que fez nos mandatos anteriores, ao contrário, prometerão que salvarão a pátria e resolverão os problemas de toda a sociedade além, é claro, de se autoproclamarem inocentes e de acusarem os adversários atuais de terem desgraçado o país.
            O eleitor precisa ficar mais esperto. O cidadão precisa deixar de ser bobo (com o perdão da grosseria!) e parar de cair em historinhas sem fundamento. Esta no momento certo para lembramos que a maioria da classe política brasileira atual encontra-se envolvida em escândalos de corrupção; muitos estão respondendo a processos e outros tantos se encontram condenados pela Justiça. Não é possível que votemos em gente que responde a processo por envolvimento em corrução ou que esteve (ou está!) enrolado em esquemas de desmanche do Estado e desrespeito aos direitos das pessoas, especialmente dos pobres e trabalhadores. Não importa de qual partido político seja o candidato: se está enrolado, não merece nossa confiança, pelo menos até que prove sua inocência.
            É preciso também muita atenção com aquele candidato que é oportunista; que aproveita do momento de desespero da sociedade para falar o que as pessoas querem ouvir. Se uma pessoa exerce cargo político há vários mandatos e nunca se destacou em defesa dos interesses da sociedade e/ou jamais foi visto como alguém que lutasse contra os esquemas de corrução, não dá para acreditar que seja diferente (farinha que vive no mesmo saco da outra farinha é farinha do mesmo saco!), logo, até que se prove o contrário, esse tipo de pessoa, de alguma forma, é coparticipante daquilo que estão fazendo com o Brasil.
            Votar em alguém é assinar uma procuração, ou seja, é conceder a alguém poderes para nos representar nos espaços de decisão; de defender nossos interesses em temas que dizem respeito à nossa vida. Se a pessoa que recebeu a procuração não nos representa de modo digno, honesto e respeitoso; se a pessoa eleita não é fiel ao que precisamos e queremos, é sinal de inteligência não renovar a procuração.
            A renovação é fundamental para a democracia. A alternância no poder é fundamento de uma sociedade respeitosa e equilibrada. Procuremos pessoas e propostas realmente novas. Rejeitemos o velho disfarçado de novo, o lobo em pele de cordeiro. Façamos de nosso voto uma declaração de que queremos pessoas e propostas que nos representem de verdade. Sua vontade é sagrada não a entregue a usurpadores.

Nenhum comentário:

UM ESPAÇO A MAIS!!!

Blog dedicado à partilha de informações e materiais de apoio das disciplinas que leciono e à publicação dos artigos que escrevo. Espaço virtual de democratização da busca pelo saber. "Espaço" reservado à problematização e à provocação! Um potencializador das indagações nossas de cada dia. Um Serviço!

SEJA BEM VINDA (O)!
______________________________________________

CONTATO:

Você pode entrar em contato comigo através do e-mail, por favor, identifique-se no assunto do e-mail a fim de que eu possa atender você rapidamente.

E-MAIL:
lugafap@yahoo.com.br

_________________________

CAROS AMIGAS E AMIGOS!

ESPERO E DESEJO:

QUE A ESPERANÇA SEJA NOSSA GUIA;

QUE A PERSEVERANÇA SEJA NOSSA COMPANHEIRA DE ESTRADA;

QUE O AMOR SEJA NOSSO ALIMENTO COTIDIANO;

QUE O BOM HUMOR SEJA NOSSO PAR INSEPARÁVEL NO BAILE GOSTOSO DA VIDA;

QUE OS RECOMEÇOS SEJAM SINAIS DE NOSSAS TENTATIVAS.

ARQUIVO DE ARTIGOS / POSTAGENS ANTERIORES

________________________________


PENSE, AVALIE-SE, PLANEJE...

VAMOS CONSTRUIR UM ANO CHEIO DE CONQUISTAS:

"Quem não tem jardins por dentro não planta jardins por fora e não passeia por eles" (Rubem Alves).

Invista, antes de tudo, em seus jardins interiores, para ser capaz de ver a beleza dos jardins de fora.

ESCOLHA COMO VOCÊ QUER SER:

"Existem pessoas que choram porque as rosas têm espinhos...

existem outras que dão gargalhadas porque os espinhos têm rosas" (Confúcio).

Seguidores